imagem-native-ads-09-amigo-violao-

5 Motivos especiais para você aprender violão junto com o seu filho(a)

Te apresento agora alguns motivos que vão te ajudar a encontrar significado em uma atividade que terá reflexos positivos por toda a sua vida.

Falamos aqui de uma atividade que vai além da escolha do que é urgente ou prioritário no seu dia a dia. Estou falando com você sobre ações e situações capazes de plantar uma semente que se frutificará no seu coração e no da sua criança.

Continue sua leitura e entenda os 5 principais motivos, que na minha opinião tornam o fato de você aprender violão junto com o seu filho(a) uma excelente ideia. 

(mais…)

anuncio-face-2

58,3% de pais gostariam de estar mais presentes na família

Milhões de papais e mamães sofrem pela falta de tempo para família. Segundo pesquisa divulgada pela Cathos 58,3% das mamães e papais entrevistados sentem falta de estar presentes em momentos importantes da vida do filho(a) e de participar mais efetivamente de sua educação.

Na nossa luta diária acabamos nos distanciando de coisas que nos fazem bem, seja um hobbie, tempo para família, viagens, amizades. Há quem seja muito organizado com o tempo e sofra mesmo assim, porque não se trata apenas de fazer tudo caber em 24 horas, trata-se da qualidade dos momentos que vivemos nesse período.

Mas afinal? Como usar o tempo a seu favor e da sua família? (mais…)

Construcao-da-familia

Construção da Família: Pro Brasil não Virar Ilha

Este post é uma homenagem à Paz e à Construção da Família. A Três Amigos EAD acredita que a família é a primeira e mais importante escola da vida de um ser humano. Quando crises políticas passam a crises civis, ou seja, saem do âmbito das discussões de propostas e soluções comuns a todos, e passam a brigas acaloradas, movidas pela emoção, que não quer ver o lado do outro, o mais poderoso remédio, embora de efeito lento, é a conscientização. Ainda bem que cada vez mais pessoas estão adquirindo esta consciência, e deixando posições rígidas de lado, para contemplar com atenção os diferentes pontos que estão em jogo. Isso começa na Família. (mais…)

Bicicleta-sem-rodinha

Bicicleta sem rodinha: Entenda como uma metáfora

Andar de bicicleta sem rodinha para muitas crianças e pais representa um momento traumático. Eu me lembro dos meus tombos, e como era dolorosa a experiência. Eu tinha 4 anos quando aprendi a andar de bicicleta sem rodinha, com o meu pai. A técnica que ele usou foi simplesmente segurar o selim e, sem que eu percebesse, tirar a mão e deixar que eu andasse (até levar um tombo, na maioria das vezes). Acontece que é muito fácil entender um jeito de ensinar crianças nestes momentos, que não seja traumático e em que a criança praticamente não precise cair.

(mais…)

imagem-destacada-bom-brinquedo

O que é um bom brinquedo, segundo a antroposofia?

O que é o “Bom brinquedo”?  Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, trouxe uma boa resposta a esta pergunta. Sempre fui um admirador de filosofias que integram as dimensões espiritual, física e mental do ser humano. A Antroposofia é uma delas. Neste texto abordo o “brincar” sob a ótica desta ciência espiritualista, que é base da educação Waldorf, para que possamos refletir a respeito da relação que proporcionamos entre nossas crianças e o mundo. (mais…)

reforco-positivo-imagem-destacada

Reforço positivo: Ao elogiar, cuidado pra não piorar

É muito comum se falar em reforço positivo, e aqui neste blog já mencionei algumas vezes a importância de se elogiar as crianças como forma de motivá-las. Mas hoje trago uma reflexão que vem crescendo no mundo todo a respeito de um assunto que recebeu o nome de mindset. Neste post vou te explicar o que é mindset, os dois tipos de mindset e como podemos compreendê-los para aplicar a nós mesmos e também à forma como lidamos com as dificuldades e também as conquistas de nossas crianças. (mais…)

aprender-violao-jpg

Música na infância: Depoimento de uma leitora

Antes de tudo gostaria de agradecer ao Ricardo Novais por ceder este espaço maravilhoso para que eu pudesse dar meu depoimento e me apresentar. Meu nome é Isabella Marani e a música sempre foi um fator predominantemente forte durante toda a minha vida e meu processo de crescimento, por essa razão eu a valorizo muito. Meu avô era músico e desde pequena cresci em um ambiente onde esta arte era trabalhada com frequência, sou grata por isso. Meu desenvolvimento musical veio muito cedo e me ajudou muito durante minha infância e principalmente na adolescência. Hoje, gostaria de dividir alguns desses aprendizados com vocês que, assim como eu, acompanham esse Blog e o trabalho ímpar que vem sendo desenvolvido aqui. (mais…)

crianca-de-7-anos-imagem-destacada

Criança de 7 anos: Ponto de transição

Esta semana me deparei com um livro na casa de uma aluna chamado: Compreendendo seu filho de 7 anos. Junto com ele, diversos da mesma coleção, falando de outras idades. Resolvi escrever este post a respeito dos 7 anos de idade e os desafios e oportunidades que aparecem neste ponto da vida de uma criança baseando-me neste livro. Ele foi escrito por Elsie Osborne da Clínica Tavistock, que surgiu em 1920 com o intuito de auxiliar famílias a se regenerarem após a Primeira Guerra Mundial. (mais…)

entenda-seu-filho-desenho-lira

Entenda seu filho com a Teoria de Piaget

Neste post, exponho as quatro fases do desenvolvimento infantil como descritos por Jean Piaget, uma das principais referências existentes nesta área. É um assunto pertinente tanto para educadores profissionais como os domésticos. Pais e mães poderão ter uma melhor compreensão, para evitar exigir o que ainda não cabe às crianças, assim como avaliar com maior precisão o desenvolvimento cognitivo e intelectual de seus filhos. Piaget demonstrou de forma clara as fases do desenvolvimento.  Neste post, trago uma síntese destas quatro fases para que você melhor entenda seu filho. (mais…)