violao-para-criancas-metodo

[MÉTODO] Curso de Violão para Crianças – Amigo Violão

O método de violão para crianças Amigo Violão é o mais utilizado por professores especializados em violão para crianças no Brasil. O Amigo Violão oferece atualmente uma oportunidade ímpar para atender às necessidades do dia-a-dia do professor: O PROVIC (Professor de Violão para Crianças). A missão do Amigo Violão é ensinar o instrumento sem teorias e de forma que, é claro, até as crianças entendam, e mais do que isso: Façam música com o violão! Isso, desde a primeira aula. Este post te mostrará em detalhes esta formação e você poderá saber se ela te levará mais longe na sua busca pela didática perfeita do violão para crianças.

(mais…)

musica-de-qualidade-gourmet-da-musica

Gourmet da música: Música de qualidade

Quando eu estudei francês, aprendi que o Gourmet não é o cozinheiro, mas sim o que aprecia a boa comida. O Gourmet da música, então, é todo aquele que, não sendo um profissional ou um profundo conhecedor, ainda é capaz de apreciar diferentes estilos musicais, já tendo vencido alguns preconceitos, e sendo adepto puramente do som. Quem não teve a oportunidade na infância e juventude ainda pode mergulhar neste universo? Este post reúne reflexões e também um depoimento de quem põe a mão na massa pra levar música de qualidade para as pessoas. (mais…)

entendendo-musica-imagem-destacada

Entendendo Música: 4 Parâmetros sonoros

Entender uma disciplina passa por método.  No caso do som, é necessário conhecer quais são os parâmetros para descrevê-lo. Se ouvimos uma nota musical sem qualquer conhecimento teórico, ainda assim podemos apreciá-la, seja pelo sentimento que ela evoca ou pela sua expressividade, ou contexto. Obter conhecimentos considerados “teóricos” não implica em anular a experiência emocional e sensorial da música, mas sim em ampliar sua influência. Entendendo música se é capaz de “dar nome aos bois”. Hoje vou te mostrar quais são o 4 parâmetros com os quais se pode descrever de forma completa um som, ou nota: (mais…)

Música na infância: Depoimento de uma leitora

Antes de tudo gostaria de agradecer ao Ricardo Novais por ceder este espaço maravilhoso para que eu pudesse dar meu depoimento e me apresentar. Meu nome é Isabella Marani e a música sempre foi um fator predominantemente forte durante toda a minha vida e meu processo de crescimento, por essa razão eu a valorizo muito. Meu avô era músico e desde pequena cresci em um ambiente onde esta arte era trabalhada com frequência, sou grata por isso. Meu desenvolvimento musical veio muito cedo e me ajudou muito durante minha infância e principalmente na adolescência. Hoje, gostaria de dividir alguns desses aprendizados com vocês que, assim como eu, acompanham esse Blog e o trabalho ímpar que vem sendo desenvolvido aqui. (mais…)

brincadeiras-musicais-cores

Brincadeiras musicais: ensinando a escala

Existem brincadeiras musicais que damos para as crianças onde o enfoque é muito lúdico, apenas para dar um contato mais vivo com a música. Já outras atividades são mais focadas, como por exemplo ao se ensinar um instrumento musical. Não existe a “teoria musical” quando se fala em educação musical infantil. No entanto, há atividades como a que mostrarei neste post, que servem para tudo que a criança irá encontrar no resto da vida quando o assunto for música. Ao mesmo tempo é algo que pode ser bem lúdico e fácil, a tal ponto de você poder fazer em casa com seus filhos! Veja só: (mais…)

musica-para-criancas-surfmusic-imagem-destacada

Música para crianças? A primeira música que aprendi com meu pai

 

Aprendi com meu pai os primeiros movimentos no violão, mas ele não levava jeito pra ensinar. Bom, ele não é músico profissional mas toca algumas músicas. A primeira vez que ele tentou me ensinar (porque eu pedi) foi um completo desastre. A música era uma bossa nova e simplesmente pareceu impossível no momento. Ainda bem que pouco tempo depois ele lembrou dessa música aqui, que não sabemos nem de quem é (se você souber me avise) e que ele batizou carinhosamente de “Surf Music”. Assim iniciou-se a minha primeira experiência musical positiva.

(mais…)

apreciacao-musical-imagem-destacada

Apreciação musical: como trabalhá-la em casa

A apreciação musical é uma atividade tão simples e relaxante quanto fundamental na educação da escuta. E é algo que pode ser feito em casa ou no carro, com seus filhos. Escutar música é algo natural. O papel da apreciação musical é trazer a escuta para um plano mais consciente, onde se descobrem palavras ou representações gráficas (desenhos, por exemplo) para representar o som. Aulas de apreciação musical são comuns desde a educação infantil até cursos de pós-graduação em música e existe uma linha clara que une todos estes níveis de apreciação musical, que é: Aprender a não apenas ouvir, mas escutar música. (mais…)

Educação infantil: Música clássica para crianças

Este blog foi idealizado para a educação musical infantil e sua presença nas famílias. Por isso, considero bem importante esta discussão. Importa diferenciar a música clássica da popular? Será que realmente é necessário distinguir entre estes gêneros? A música de concerto tem características, além do repertório que a diferem do gênero popular? Dá pra colocar tudo isso em uma única caixa? Apresentar a música clássica para crianças é benéfico? Vejamos… (mais…)

violao-para-criancas-imagem-destacada

Violão para Crianças: 10 elementos obrigatórios (o #7 é especial)

Neste post descrevo 10 princípios da didática do violão que considero de grande relevância, inclusive sob a luz do método Suzuki. Ele nos trouxe um método generoso, que é também uma filosofia de vida, com bases universais que permitem constantes adaptações, acréscimos e aplicação em diversos repertórios, sem perder a sua essência: O aprendizado é acessível a todos. Aqui exponho um pouco de minha própria experiência didática, buscando trazer o que aprendi em muitos anos nesta área. Em algum momento de sua leitura você receberá um formulário, para receber no seu e-mail a palestra que dei no CONAVIO (Congresso Nacional de Violão), sobre os assuntos que abordo aqui. É um complemento bem vindo! Boa leitura. (mais…)