Aula de violão para duas crianças menor cut

3 Formas de Ganhar Mais Como Professor de Violão

Nesse post eu vou te mostrar 3 formas de aumentar a sua renda como professor de violão. Essas são as 3 formas que eu conheço e que já apliquei, e sei dos pontos positivos e negativos de cada uma. Pra você, que assim como eu, vive de aulas de violão, eu quero apontar duas constatações que eu fiz, e tenho certeza que você também. Estou nessa profissão há mais de quatorze anos , colecionando erros e também acertos. O fato é que nesse período eu passei por muitas transformações internas tanto pessoais quanto profissionais.


Quando eu comecei a dar aulas ainda era estudante na UFMG, onde me formei em violão. Confesso que no começo eu não queria muito ser um professor. Mas a vida dá voltas, mostra coisas que antes pareciam ocultas. E assim eu descobri o tamanho do privilégio que é ser um professor de violão.

Eu gosto de ensinar e sinto que é uma função legítima pra quem é da área musical. Mesmo os grandes concertistas dão aulas. Além disso, a música não é feita para se obter o estrelato, mas para sensibilizar o ser humano.
Mas como fazer esta profissão ser mais rentável? Seguem 3 formas de melhorar a sua renda como professor de violão (a terceira é a mais simples de implementar) que eu já coloquei em prática:

1 – Dar aulas em grupos

Trabalhar com grupos de 4 a 6 alunos pode ser muito produtivo do ponto de vista didático, assim como financeiro. É claro que não é sempre uma tarefa fácil, porque a atenção mais individualizada pode sim ficar prejudicada. Mas por outro lado, é possível trabalhar muitos pontos que em aulas individuais não são abordados com muita facilidade, que são principalmente os elementos musicalizadores, ligados ao ato de tocar junto.

professor-de-violao-aula-em-grupoExistem muitas formas e lugares pra você oferecer aulas em grupo, mas eu vou salientar uma delas que eu já testei e funciona super bem, que é em escolas regulares.

Foi exatamente assim que eu fundei a Três Amigos, dando aulas no período extracurricular em duas escolas particulares de ensino fundamental aqui de BH. Esse é um modelo muito rentável, porque você paga apenas uma porcentagem do que ganha para usar o espaço da escola, dando aulas que começam após o termino do período regular.

Você tem mais alunos e ganha sempre proporcionalmente ao número deles. Nesse tipo de proposta você pode até cobrar uma mensalidade não muito alta e mesmo assim ter um ganho bem maior que o normal. Eu aconselho você a trabalhar com no máximo 6 alunos por turma, mas conheço pessoas que trabalham com até 10 alunos de uma vez.

Você pode chegar a ganhar em torno de 700 reais por mês com apenas uma turma dessas. Faça as contas: 5 alunos pagando 200 reais cada, dão 1000 reais. Tirando uma porcentagem de 30% para a escola, você fica com 700 reais para apenas uma turma de 1 hora, uma vez por semana. Pode parecer fora da sua realidade, mas eu já ganhei até mais do que isso, quando estava usando este modelo de aulas.

Você negocia a porcentagem que vai dar para a escola, e isso varia de 15 a 30%. A escola te fornece o mais importante que são os alunos, a divulgação, o espaço e o nome dela, afinal de contas ela está dizendo que confia no seu trabalho senão você não estaria ali. E os pais de alunos costumam confiar muito nas indicações que recebe da escola de seus filhos. Além disso, esse contato com muitas pessoas com certeza vai te render mais alunos particulares ao longo do tempo.

PONTOS POSITIVOS:
– Maior valor da hora
– Contatos que poderão render novos alunos particulares
– Maior fidelização dos alunos

PONTOS DE ATENÇÃO:
– Horário das aulas costuma ser por volta das 18 horas, quando aas crianças estão agitadas, e todos estão mais cansados.
– Requer uso de uma metodologia apropriada para ensinar o violão para as crianças.

BANNER ISCA DIGITAL

2 – Aulas por Skype.

professor-de-violao-skypeHoje em dia este formato está ficando cada vez mais comum. Ele é muito comum em outras áreas como consultorias, psicoterapia, coaching e outras formas que dependem só de uma conversa. Aulas de violão também funcionam, mas requerem alguns cuidados fundamentais. Pra tocar junto com o seu aluno, por exemplo, existe um delay, um atraso, que impede isso. Não é exatamente como estar de frente para o seu aluno, presencialmente. Outra dificuldade é que não tem como anotar as músicas no caderno do aluno. Você precisa estar mais preparado com as atividades previamente.

PONTOS POSITIVOS:
– Não precisar se deslocar nem sequer escovar os dentes 
– Atender pessoas de outros estados ou até países (já dei aulas pra uma moça na Suiça).

PONTOS DE ATENÇÃO:
– Necessidade de ter um material em PDF, áudio e vídeo para suprir a falta do “tocar junto”.
– Divulgação requer habilidades com o meio digital.
– É preciso ter uma conexão com a internet de ótima qualidade.

3- Dar aulas para crianças

Você tem uma certa resistência em ensinar violão para crianças? Eu confesso que tinha até MEDO de dar aulas para crianças (muitos anos atrás). Sabe porque? Eu simplesmente ficava sem repertório pra lidar com elas, enquanto eu tocava peças complicadíssimas na faculdade. Mas a dinâmica com as crianças não tem nada a ver com a nossa capacidade de tocar.

Ela requer simplesmente um encaminhamento correto. Um repertório e atividades corretas.

professor-de-violao-trevor_rockin_menorO público infantil é aproximadamente 70% da demanda por aulas, e eu vejo que muitos professores de violão não se dão conta disso, ou acreditam que não é possível ensinar violão pras crianças de forma consistente. Muitos acham que apenas as crianças que tem talento aprendem. Nada mais falso. O talento é importante sim, mas ele se manifesta principalmente depois de um período inicial, onde o professor é quem leva o maior crédito pelo desenvolvimento do seu aluno. Alguns demoram mais, porém todos aprendem o básico, e realizar isso é muito gratificante, pra quem tem os meios para tal.

O fato é que mesmo dando apenas aulas individuais ou em duplas, as aulas para as crianças são um incremento e tanto para nós que trabalhamos nessa área. Além disso, as crianças não abandonam a aula tanto quanto os adultos. A não ser quando se sentem desmotivadas, o que acontece quando acham difícil. E mudar isso depende de saber o repertório e algumas atividades chave. É preciso conhecer a metodologia certa e adotá-la.

Das 3 formas de melhorar a sua renda citadas aqui, esta é com certeza a que você pode implementar em menos tempo. Lembre-se. As crianças estão em grande número, e hoje existe uma oportunidade para professores de violão que queiram se capacitar para dar aulas para crianças e se diferenciar neste mercado.

O Amigo Violão está abrindo vagas para o seu treinamento de professores (O nome do Programa é Professor de Violão para Crianças), e estará emitindo certificações no primeiro semestre de 2017, com inscrições abertas agora, por tempo limitado. Este método de violão para crianças é o mais adotado por professores no Brasil. Trata-se de uma oportunidade inédita neste mercado, que além de dar o amparo da marca Amigo Violão, te dará o treinamento para atuar como um especialista nesse nicho de aulas.

PONTOS POSITIVOS:
– Fácil e rápida implementação.
– Atuar como professor credenciado e com isso facilitar o posicionamento no mercado
– Saber dar aulas para crianças permite atuar com aulas em grupo com mais facilidade

PONTOS DE ATENÇÃO:
– Professores sem referências demoram para se posicionar neste ramo
– Requer metodologia apropriada, pois ensinar acordes e partituras costuma espantar as crianças.

Conclusão

Como podemos ver, o mercado de aulas de violão não é apenas um nicho, mas um conjunto de nichos. O de aulas para crianças é o mais abundante, mas falta mão de obra qualificada, podemos dizer assim. Se você quer ser um professor mais qualificado ao atuar com crianças, pode tentar uma vaga no PROVIC (Programa Professor de Violão para Crianças).

Você também gostará de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *