VIolão para crianças Maior

[MÉTODO] Curso de Violão para Crianças – Amigo Violão

O método de violão para crianças Amigo Violão é o mais utilizado por professores especializados em violão para crianças no Brasil. O Amigo Violão oferece atualmente uma oportunidade ímpar para atender às necessidades do dia-a-dia do professor: O PROVIC (Professor de Violão para Crianças). A missão do Amigo Violão é ensinar o instrumento sem teorias e de forma que, é claro, até as crianças entendam, e mais do que isso: Façam música com o violão! Isso, desde a primeira aula. Este post te mostrará em detalhes esta formação e você poderá saber se ela te levará mais longe na sua busca pela didática perfeita do violão para crianças.

O Nascimento do Método Amigo Violão

Antes de ser um programa de treinamento para Professores de Violão, este trabalho foi lançado em 2014 na forma de um curso online chamado Amigo Violão – Violão para Pais e Filhos. Hoje é oferecido a professores que querem se diferenciar no mercado, em formato atualizado, contando com materiais para todos os estágios necessários do ensino do violão para Crianças.

O que motivou o surgimento desta metodologia foi a minha experiência dando aulas para crianças, onde eu chamava os pais para as aulas e notava que até mesmo eles, leigos, conseguiam auxiliar seus filhos nos treinos em casa, pelo grau de simplicidade e, principalmente, eficácia do material.

A minha dedicação especial à didática infantil do violão veio da ausência de materiais apropriados para as crianças. A metodologia Amigo Violão é fruto de muitos testes, pesquisa de métodos de outros instrumentos, assim como o intercâmbio de informações com outros professores, ao longo dos anos.

Sobre o autor do método

ricardo-novais-violao-para-criancasBacharel em violão pela UFMG, e professor de violão há mais de 14 anos, com experiência didática para todas as idades, e especializado em Didática do Violão para Crianças.

Aluno de Eduardo Campolina, Fernando Araújo, Aliéksey Vianna e Flávio Barbeitas. Entre outros prêmios que recebi como violonista, destaca-se a primeira colocação no XIII Concurso Nacional de Violão Souza Lima em São Paulo.

 

O curso PROVIC – Professor de Violão para Crianças:

Para que este post não ficasse muito longo com a quantidade de conteúdo que existe dentro do PROVIC, apresentamos uma lista resumida logo abaixo. É aconselhável que você visite a página do curso: PROVIC. Ele  foi preparado para superar expectativas, como de fato ocorre como você vê nos depoimentos abaixo: Além do Livro, com todas as caraterísticas citadas acima, o curso contém tudo para transformar professores em profissionais preparados e diferenciados:

  • Vídeos Detalhados
  • Mentoria com o autor por WhatsApp e grupo exclusivo no Facebook diretamente com o Prof. Ricardo Novais
  • Avaliações em cada módulo
  • Áudios para Download, que podem ser usados nas aulas
  • 11 Jogos Didáticos para violão para transformar todos os tipos de desafio no violão em momentos prazerosos
  • Ebook de leitura relativa, mostrando a introdução e transição para a leitura de partituras
  • Ebook com 30 melodias para ensinar leitura de partituras do zero, incluindo acesso às partituras em vídeo para que os alunos treinem em casa!
  • Certificado 30 Horas
  • Garantia de 30 dias. Se não gostar todo o investimento é devolvido.

Bônus:

  • 3 Ebooks com repertório extra
  • Modelos em branco para aulas mais produtivas e profissionais (tablaturas, pentagramas e outros formatos)
  • Atualizações constantes de repertório
  • Página no site Amigo Violão para divulgar seu trabalho sem precisar fazer um site: amigoviolao.com/seu-nome
  • 1000 Cartões de Visita de Professor(a) Credenciado Amigo Violão (é preciso completar o curso no prazo de 60 dias)

Grupo Face PROVIC

 O que é ensinado no Curso para Professores de Violão para Crianças:

  1. Os princípios técnicos das mãos direita e esquerda nos módulos 1 e 2;
  2. Técnica sem traumas e com música: Introdução à mão esquerda e à leitura através de melodias de apenas uma corda, no módulo 3.
  3. Estratégias únicas e testadas: Leitura de uma tablatura no módulo 4.
  4. Pérolas didáticas: Acordes, batidas em músicas conhecidas do universo popular, no módulo 5.
  5. Ensinar pequenas peças para violão solo no módulo 6.
  6. Diversão e aprendizado: Mais de 10 jogos didáticos para as aulas de violão.
  7. Leitura Relativa: Como ensinar leitura até para crianças usando o potencial de transposição do violão.
  8. Leitura Absoluta: Melodias para ler em casa, através de vídeos. Super diferenciado!
  9. Repertório bônus de músicas de filmes e solos de rock.

Fotos Alunos Menor

Depoimentos de alunos do PROVIC:

Depoimento Bruno Nery

Depoimento KArina

Depoimento Adler

Outras opiniões de alunos e adeptos do Amigo Violão:

violao-para-criancas-avaliacaes-de-leitores

Objetivos gerais do PROVIC – Curso de Violão para Crianças

  1. Ensinar o aluno a pensar com princípios claros. Mas de que forma? Princípios musicais: Durações e alturas são os primeiros alicerces da leitura musical, e nada melhor do que usar um instrumento e a voz para tornar este conhecimento mais vivo, com recursos que até uma criança de 5 anos é capaz de compreender. Princípios do violão: O uso da tablatura, tem uma importante função, que é exercitar a visão espacial do instrumento. E a tablatura é construída, neste livro, inciando com números de casas (capítulo 3), culminando em solos completos (capítulo 6).
  2. Beleza musical. O prazer de tocar e de pertencimento no universo da música vem da… própria música. O aluno precisa participar de algo maior. Precisa tocar de fato, e não apenas tentar tocar.  Esta é a missão deste material.
  3. Dar repertório para professores abordarem o violão com seus alunos de forma apropriada e musical.
  4. Proporcionar que alunos não alfabetizados (em especial de 5 a 12 anos) possam aprender a ler música, através de escritas gráficas, não chegando à partitura, mas apresentando princípios fundamentais da mesma, como representação de durações e alturas das notas. No capítulo 3 são apresentadas figuras rítmicas básicas (semínima, mínima e colcheia), ainda sem o uso do pentagrama.
  5. Gerar a possibilidade de treinos mais produtivos entre uma aula e outra, através dos áudios e vídeos (Assistente de Estudos) para os alunos tocarem em casa. Treinar em casa pode ser um desafio para muitos alunos. Dar materiais que possibilitem que os pais auxiliem em casa pode fazer toda a diferença.
  6. Usar repertório que atenda uma formação plural, capaz de ser aprofundado no sentido do violão popular ou erudito, sem se prender a estes rótulos. São introduzidos princípios de dedilhado, batidas, solos e acordes. A escolha de estilos e gêneros deve ser consequência da prática musical.
  7. Instigar a raciocínio de professores para que criem seus próprios repertórios. Os mesmos princípios podem ser multiplicados, de forma lúdica e leve. É possível músicas para seus alunos, de forma simples, e buscando beleza. O repertório do livro dará novas ideias para que o(a) professor(a) vá além, enxergando novas possibilidades.

 

 

 

 

 

 

 

Você também gostará de ler:

4 comentários em “[MÉTODO] Curso de Violão para Crianças – Amigo Violão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *