Porcelana é difícil de arranhar e fácil de quebrar

Porcelana é difícil de arranhar e fácil de quebrar. Fico reparando que tem gente que trata as crianças como se fossem de porcelana. E tratam a si mesmas assim, o que vem sob a forma de auto piedade e vitimização. Há ainda pessoas que tratam os doentes como se fossem de porcelana. Entendo, respeito e acredito que devemos tratar bem e auxiliar quem quer que seja, de acordo com as suas necessidades, e pronto. Equilíbrio. Há também quem ache que os idosos são de porcelana…Entre a porcelana e o ser humano falível e responsável por aprender a se conduzir, fica óbvio que a diferença é gritante, mas… (mais…)

Bicicleta-sem-rodinha

Bicicleta sem rodinha: Entenda como uma metáfora

Andar de bicicleta sem rodinha para muitas crianças e pais representa um momento traumático. Eu me lembro dos meus tombos, e como era dolorosa a experiência. Eu tinha 4 anos quando aprendi a andar de bicicleta sem rodinha, com o meu pai. A técnica que ele usou foi simplesmente segurar o selim e, sem que eu percebesse, tirar a mão e deixar que eu andasse (até levar um tombo, na maioria das vezes). Acontece que é muito fácil entender um jeito de ensinar crianças nestes momentos, que não seja traumático e em que a criança praticamente não precise cair.

(mais…)

Papai, trocar a fralda é o básico…

Da parte que me toca, este texto não é longo. A maior parte dele foi escrita por Marcos Piangers, que gentilmente concedeu a mim o direito de publicar um de seus escritos. Você o lerá logo abaixo. Mas ainda que seja curta a minha colaboração, não escrevi em “uma sentada”. Nem tampouco em duas ou três. Devo ter levantado umas 7 ou 8 vezes… Na verdade eu nem deveria estar escrevendo isso agora, pois estou sozinho com as minhas filhas em casa: Rosa, Lira e Aurora, e deveria estar dando mais atenção a elas… Entre lanche, trocar a fralda, velotrol, limpar bumbum e (mais…)

imagem-destacada-bom-brinquedo

O que é um bom brinquedo, segundo a antroposofia?

O que é o “Bom brinquedo”?  Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, trouxe uma boa resposta a esta pergunta. Sempre fui um admirador de filosofias que integram as dimensões espiritual, física e mental do ser humano. A Antroposofia é uma delas. Neste texto abordo o “brincar” sob a ótica desta ciência espiritualista, que é base da educação Waldorf, para que possamos refletir a respeito da relação que proporcionamos entre nossas crianças e o mundo. (mais…)

reforco-positivo-imagem-destacada

Reforço positivo: Ao elogiar, cuidado pra não piorar

É muito comum se falar em reforço positivo, e aqui neste blog já mencionei algumas vezes a importância de se elogiar as crianças como forma de motivá-las. Mas hoje trago uma reflexão que vem crescendo no mundo todo a respeito de um assunto que recebeu o nome de mindset. Neste post vou te explicar o que é mindset, os dois tipos de mindset e como podemos compreendê-los para aplicar a nós mesmos e também à forma como lidamos com as dificuldades e também as conquistas de nossas crianças. (mais…)

musica-de-qualidade-gourmet-da-musica

Gourmet da música: Música de qualidade

Quando eu estudei francês, aprendi que o Gourmet não é o cozinheiro, mas sim o que aprecia a boa comida. O Gourmet da música, então, é todo aquele que, não sendo um profissional ou um profundo conhecedor, ainda é capaz de apreciar diferentes estilos musicais, já tendo vencido alguns preconceitos, e sendo adepto puramente do som. Quem não teve a oportunidade na infância e juventude ainda pode mergulhar neste universo? Este post reúne reflexões e também um depoimento de quem põe a mão na massa pra levar música de qualidade para as pessoas. (mais…)

entendendo-musica-imagem-destacada

Entendendo Música: 4 Parâmetros sonoros

Entender uma disciplina passa por método.  No caso do som, é necessário conhecer quais são os parâmetros para descrevê-lo. Se ouvimos uma nota musical sem qualquer conhecimento teórico, ainda assim podemos apreciá-la, seja pelo sentimento que ela evoca ou pela sua expressividade, ou contexto. Obter conhecimentos considerados “teóricos” não implica em anular a experiência emocional e sensorial da música, mas sim em ampliar sua influência. Entendendo música se é capaz de “dar nome aos bois”. Hoje vou te mostrar quais são o 4 parâmetros com os quais se pode descrever de forma completa um som, ou nota: (mais…)

Música na infância: Depoimento de uma leitora

Antes de tudo gostaria de agradecer ao Ricardo Novais por ceder este espaço maravilhoso para que eu pudesse dar meu depoimento e me apresentar. Meu nome é Isabella Marani e a música sempre foi um fator predominantemente forte durante toda a minha vida e meu processo de crescimento, por essa razão eu a valorizo muito. Meu avô era músico e desde pequena cresci em um ambiente onde esta arte era trabalhada com frequência, sou grata por isso. Meu desenvolvimento musical veio muito cedo e me ajudou muito durante minha infância e principalmente na adolescência. Hoje, gostaria de dividir alguns desses aprendizados com vocês que, assim como eu, acompanham esse Blog e o trabalho ímpar que vem sendo desenvolvido aqui. (mais…)

Coordenacao-motora-imagem-destacada

Coordenação motora: 2 brincadeiras para fazer em casa

A coordenação motora é um conjunto de habilidades que pode ser desenvolvido em simples brincadeiras, jogos ou atividades mais focadas também. E podem ser feitos em casa. O meu primeiro insight para escrever este post ocorreu quando uma aluna, de 6 anos, me ensinou uma brincadeira, daquelas que meninas gostam de fazer batendo palmas e cantando parlendas. Talvez por eu ser homem, não tinha noção de quão forte é esse tipo de brincadeira, e comecei a fazer em casa com as minhas filhas. Veja se você também aproveita com as suas crianças!! (mais…)