crianca-desmotivada-escola

Criança desmotivada é sinal de família enfraquecida

Criança desmotivada é sinal de família enfraquecida. É tão bonito ver famílias onde, quando o pai olha pra mãe e a mãe olha pro pai e os filhos olham pros seus pais, exista um sentimento de admiração. E que os pais vejam seus rebentos com um amor que não precisa ser perfeito, pois não somos perfeitos, mas ainda assim um amor que seja construído a cada dia. O mesmo no casal! Algumas pessoas dizem que (mais…)

58,3% de pais gostariam de estar mais presentes na família

Milhões de papais e mamães sofrem pela falta de tempo para família. Segundo pesquisa divulgada pela Cathos 58,3% das mamães e papais entrevistados sentem falta de estar presentes em momentos importantes da vida do filho(a) e de participar mais efetivamente de sua educação.

Na nossa luta diária acabamos nos distanciando de coisas que nos fazem bem, seja um hobbie, tempo para família, viagens, amizades. Há quem seja muito organizado com o tempo e sofra mesmo assim, porque não se trata apenas de fazer tudo caber em 24 horas, trata-se da qualidade dos momentos que vivemos nesse período.

Mas afinal? Como usar o tempo a seu favor e da sua família? (mais…)

Construcao-da-familia

Construção da Família: Pro Brasil não Virar Ilha

Este post é uma homenagem à Paz e à Construção da Família. A Três Amigos EAD acredita que a família é a primeira e mais importante escola da vida de um ser humano. Quando crises políticas passam a crises civis, ou seja, saem do âmbito das discussões de propostas e soluções comuns a todos, e passam a brigas acaloradas, movidas pela emoção, que não quer ver o lado do outro, o mais poderoso remédio, embora de efeito lento, é a conscientização. Ainda bem que cada vez mais pessoas estão adquirindo esta consciência, e deixando posições rígidas de lado, para contemplar com atenção os diferentes pontos que estão em jogo. Isso começa na Família. (mais…)

Papai, trocar a fralda é o básico…

Da parte que me toca, este texto não é longo. A maior parte dele foi escrita por Marcos Piangers, que gentilmente concedeu a mim o direito de publicar um de seus escritos. Você o lerá logo abaixo. Mas ainda que seja curta a minha colaboração, não escrevi em “uma sentada”. Nem tampouco em duas ou três. Devo ter levantado umas 7 ou 8 vezes… Na verdade eu nem deveria estar escrevendo isso agora, pois estou sozinho com as minhas filhas em casa: Rosa, Lira e Aurora, e deveria estar dando mais atenção a elas… Entre lanche, trocar a fralda, velotrol, limpar bumbum e (mais…)

crianca-de-7-anos-imagem-destacada

Criança de 7 anos: Ponto de transição

Esta semana me deparei com um livro na casa de uma aluna chamado: Compreendendo seu filho de 7 anos. Junto com ele, diversos da mesma coleção, falando de outras idades. Resolvi escrever este post a respeito dos 7 anos de idade e os desafios e oportunidades que aparecem neste ponto da vida de uma criança baseando-me neste livro. Ele foi escrito por Elsie Osborne da Clínica Tavistock, que surgiu em 1920 com o intuito de auxiliar famílias a se regenerarem após a Primeira Guerra Mundial. (mais…)

apreciacao-musical-imagem-destacada

Apreciação musical: como trabalhá-la em casa

A apreciação musical é uma atividade tão simples e relaxante quanto fundamental na educação da escuta. E é algo que pode ser feito em casa ou no carro, com seus filhos. Escutar música é algo natural. O papel da apreciação musical é trazer a escuta para um plano mais consciente, onde se descobrem palavras ou representações gráficas (desenhos, por exemplo) para representar o som. Aulas de apreciação musical são comuns desde a educação infantil até cursos de pós-graduação em música e existe uma linha clara que une todos estes níveis de apreciação musical, que é: Aprender a não apenas ouvir, mas escutar música. (mais…)

papel-de-pai-desenho-meninas

Papel de pai não é ajudar

Quando eu e a Ananda descobrimos que ela estava grávida de gêmeos ficamos bastante entusiasmados e assustados também. No carro, quando voltávamos do consultório onde foi feito o exame, ela me perguntou: Mas você vai me ajudar né? Ela estava transparecendo uma ponta de pânico ao dizer isso. E eu, talvez ainda sem tanta convicção, ainda assim soltei uma resposta que vem me fortalecendo até hoje. Eu disse que não ajudaria, que esse não era o meu papel… (mais…)

violao-para-criancas-imagem-destacada

Violão para Crianças: 10 elementos obrigatórios (o #7 é especial)

Neste post descrevo 10 princípios da didática do violão que considero de grande relevância, inclusive sob a luz do método Suzuki. Ele nos trouxe um método generoso, que é também uma filosofia de vida, com bases universais que permitem constantes adaptações, acréscimos e aplicação em diversos repertórios, sem perder a sua essência: O aprendizado é acessível a todos. Aqui exponho um pouco de minha própria experiência didática, buscando trazer o que aprendi em muitos anos nesta área. Em algum momento de sua leitura você receberá um formulário, para receber no seu e-mail a palestra que dei no CONAVIO (Congresso Nacional de Violão), sobre os assuntos que abordo aqui. É um complemento bem vindo! Boa leitura. (mais…)

aula-de-canto-cut

3 músicas para cantar em casa: sua própria aula de canto

Aula de canto é, em grande parte, nada mais do que cantar. Cantar em casa é algo que faz toda a diferença neste processo. Cantar por cantar. Como professor de canto-coral ficou fácil pra mim, perceber quem canta em casa e quem não recebe estímulos para isso. Neste post, apresento 3 músicas bem legais pra você cantar junto com as crianças. É legal reunir filhos, sobrinhos, e porque não, cantar junto também. Aliás, vamos a duas dicas fundamentais antes de eu te dar a minha lista: (mais…)

Idade-para-aprender-violao-cut

Qual é a melhor idade para aprender violão?

Essa pergunta é bastante comum em meu cotidiano. Lembro-me da primeira frase que ouvi do Eduardo Campolina, o professor de violão que tenho como mestre: “Tem que querer”. Esta simples frase responde muita coisa. Mas para mim, que já sabia o que queria ao ouvir esta frase, a questão era mais simples. É que em alguns casos o querer deve ser desenvolvido, e não diz respeito apenas ao violão ou ao balé ou o futebol. Diz respeito ao senso de conquista e desafio de aprender. Confira os dilemas de cada idade.

(mais…)